quarta-feira, 7 de março de 2007

GUERRA ABERTA AOS DEJECTOS CANINOS


Câmara de Oeiras vai aumentar o número de WC para animais de estimação


Para combater um dos grandes flagelos dos meios urbanos e um dos mais graves problemas do concelho - dejectos caninos em passeios e jardins, a Câmara Municipal vai criar mais espaços próprios para os cães poderem fazer as suas necessidades. As áreas caninas, como são denominadas oficialmente, não são mais do que uma casa-de-banho, integrada num espaço verde, que, para além da "função fisiológica, são zonas de descompressão para os animais, que podem andar sem trela e brincar naquele espaço", explica Madalena Castro, vereadora responsável pelos pelouros do Ambiente e Higiene Urbana. Com esta iniciativa, a autarquia pretende "criar condições no concelho para que os donos dos animais os possam levar a descontrair em zonas próprias", ao mesmo tempo que se pretende mudar mentalidades. "É extremamente desagradável os passeios estarem sempre conspurcados e os jardins, onde brincam muitas crianças, estarem sujos com dejectos" acrescenta a autarca.

(...) Continuação no Jornal da Região de Oeiras n.º 71, página 7.

Silvia Rodrigues

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à jornalista por ter abordado um tema que, à partida, pode não merecer a atenção de todos, mas que é um dos maiores problemas actuais das nossas cidades. Aguardamos para ver se a intenção de abrir novas casas de banho para cães vai ser bem sucedida. Desejamos que sim...

Maria Alves

Anónimo disse...

Seria bom que a Cãmara de Oeiras se preocupasse com outros assuntos bem mais relevantes, como a falta de estacionamento e a dificuldades de acessos à A5.

Anónimo disse...

Se os donos dos cães apanhassem os seus dejectos, poderiamos circular livremente sem preocupações... talvez estes espaços que se vão tornar em WC's para os nossos amigos de 4 patas, pudessem ser utilizados para jardins para as crianças, para espaços lúdicos, estacionamentos (que bem falta fazem em Oeiras)... ou ter outra utilidade mais "util".

Anónimo disse...

Acho muito bem que criem condições para que as ruas fiquem mais limpas, mas também vos digo, que com o dinheiro que andam a gastar com patrulhas da policia municipal a passearem-se com os seus jeepes na caça da multa, fazendo com que as pessoas que tem caes pareçam bandidos; mais depressa davam emprego a varredores de ruas que ficava muito mais barato e colocavam a policia municipal a patrulhar zonas perigosas e problemas muito mais importantes.

Anónimo disse...

É que se vamos extremar também este assunto, preparem-se para aumentar os canis, porque infelizmente os abandonos dos inocentes animais vão aumentar consideravelmente, e outra coisa, criem mais espaços verdes, mais zonas de passeio em vez do que acontece por exemplo em nova carnaxide que só tem cimento, e depois querem é distrair os eleitores com os problemas dos caes.

Anónimo disse...

É que se vamos extremar também este assunto, preparem-se para aumentar os canis, porque infelizmente os abandonos dos inocentes animais vão aumentar consideravelmente, e outra coisa, criem mais espaços verdes, mais zonas de passeio em vez do que acontece por exemplo em nova carnaxide que só tem cimento, e depois querem é distrair os eleitores com os problemas dos caes.

Anónimo disse...

Será possivel ver grupos de 3 e 4 policias preocupados com os dejectos caninos e andarem em patrulhas de jeep á procura de cidadãos que se façam acompanhar dos seus animais de estimação para depois lhes aplicarem multas, será que não temos problemas muito mais graves para resolver??
Eu acho que sim, os assaltos continuam, o vandalismo também, onde anda a policia municipal nessas alturas????

Anónimo disse...

Só tenho a dizer uma coisa, qualquer dia para respirar e andar na rua temos um policia municipal a controlar-nos, estão a criar paranóias e a criar uma cultura do "ai não me toques", por amor de Deus olhem para os verdadeiros problemas, para os Hospitais, para o abandono da terceira idade, o desemprego, o aumento de criminalidade, deixem lá os varredores de ruas terem emprego, e viva os animais, os verdadeiros nossos amigos.

Anónimo disse...

Olhe, o meu cão faz as necessidades em cima dos arbustos, como resolvo a questão, arranco o arbusto e mando limpar, enterrando novamente lá o arbusto, ou abandono o cão porque ele não faz normalmente na rua de maneira que eu possa apanhar o dejecto?

Anónimo disse...

Só uma pergunta, á noite quando apolicia municipal está a dormir e eu a passear os meua caezinhos, quem acham que afugenta os larápios, quem protege os vossos carros as vossas casas, quem acham??
Quantas vezes vi larápios a desistirem de partir mais um vidro de um carro quando me viram na rua á uma ou duas da manhã?? Deixem de olhar só para os vossos umbigos, somos muito importantes, um dos meus caes por exemplo já farejou fumo no estádio nacional, e demos conta com um "maluco" a fazer uma grande fogueira, quem foi avisar os bombeiros?? Pensem bem na maneira de falar do tipo de pessoas que têm caes e dos próprios bichos.

Anónimo disse...

Os humanos defecam e urinam contra muros, escadas, locais de passagem, enfim...e são seres racionais !!!

Os animais dependem de todos nós e JAMAIS ABANDONAM O dono.

È UMA VERGONHA O QUE AS PESSOAS FAZEM AOS ANIMAIS !! transformaram o mundo num inferno para quem não se pode queixar, OS VELHOS E OS ANIMAIS.
Eduarda Costa Ferraz