quarta-feira, 16 de julho de 2008

OEIRAS RECEBE GALARDÃO DA MOBILIDADE

Ver edição completa

Oeiras foi o primeiro município da Área Metropolitana de Lisboa, num universo de 23 concelhos em todo o país, a hastear a Bandeira de Prata da Mobilidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Planeadores do Território

Oeiras foi o primeiro município da Área Metropolitana de Lisboa (AML), num universo de apenas 23 em todo o país, a hastear a Bandeira de Prata da Mobilidade, atribuída pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA). O galardão foi hasteado na passada semana, depois da entrega por Inês Marrazes, da APPLA, ao presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais.
Numa cerimónia simples, Inês Marrazes explicou o porquê de Oeiras ser o primeiro município da AML a receber este galardão. “A associação desencadeou um projecto, no ano de 2003/2004, que se intitulava Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos e o desafio foi lançado a todos os municípios do país. Na altura, aderiram uma centena, entre as quais Oeiras”, recorda a responsável. A actual distinção ficou a dever-se ao facto de a autarquia ter procedido, em parte, à eliminação de barreiras arquitectónicas na zona de intervenção a que se propôs quando aderiu à referida rede, em 2005, nomeadamente a área piloto de Santo Amaro.
“Foi feito um relatório e verificámos que a Câmara Municipal cumpriu os 30% do projecto apresentado”, salienta Inês Marrazes.(...)


(...) Continuação na página 8 do Jornal da Região da Oeiras 137, de 15 a 21 de Julho de 2008

3 comentários:

Anónimo disse...

Aparentemente todos sabem que os carrinhos de bébé e as cadeiras de rodas necessitam de espaços nos passeios para poderem circular. Até mesmo a alguns idosos faz falta uma parede para se apoiarem.
Digo aparentemente pois que não são poucos os que estacionam as viaturas sobre os passeios, e em muitos casos ocupando a sua totalidade.
Se não sabem, ou se esqueceram o código da estrada, pelo menos deveriam ter sido melhor ensinados em termos cívicos.
Eu acho!

Anónimo disse...

"GALARDÃO DA MOBILIDADE"?????????... ou houve um engano ou o Júri estava distraído.
É verdade que os passeios estão rebaixados junto das passadeiras... mas não vejo mais nenhuma situação que justifique tal menção. Então os outros concelhos devem estar mesmo muito mal preparados.
Linda-a-Velha é um péssimo exemplo no que toca à acessibilidade das pessoas com alguma dificuldade/incapacidade física.... algum deficiente ou alguma mãe com cadeirinha de bebé se atreve a ir aos correios de Linda-a-velha????????

Anónimo disse...

esta bandeira é uma fraude, e em vez de "embandeirar em arco" a câmara devia era estar a fazer coisas concretas