sexta-feira, 4 de julho de 2008

PRAIA DE ALGÉS DESACONSELHADA

Ver edição completa

Ano após ano, a qualidade da água da Praia de Algés vai piorando, fruto dos esgotos que desaguam a escassos metros do pequeno areal, mas nem isso afasta os banhistas
Quando o calor aperta, qualquer areal serve para refrescar. Este é o cenário que se repete na Linha, ano após ano, com as praias do concelho a serem invadidas por veraneantes que querem apanhar uns raios de sol ou darem uns mergulhos. Contudo, há praias e praias. E, algumas delas são perigosas para a saúde pública. É o caso da Praia de Algés, outrora uma das mais famosas da Linha, onde muitas famílias passavam os seus fins-de-semana. “O areal chegava até à linha do comboio e pegava com a praia da Cruz Quebrada.
Como o eléctrico vinha até aqui, eram muitas as famílias de Lisboa que escolhiam Algés para se banharem”, recorda José Dias, morador em Pedrouços.
Com 65 anos, José recorda-se que foi naquela praia que aprendeu a nadar. Hoje em dia, ainda frequenta a Praia de Algés, mas já não arrisca molhar o corpo. “Venho apenas apanhar banhos de sol e, como é a única praia onde posso trazer o meu cão, costumo vir com regularidade”, explica ao JR. Banhos é que nem vê-los. “Sente-se o cheiro do esgoto”, lamenta. José Dias é um dos muitos utilizadores da praia que têm a noção da fraca qualidade da zona balnear e que se espanta com a quantidade de pessoas que ali vão a banhos.(...)


(...) Continuação na página 8 do Jornal da Região da Oeiras 135, de 1 a 7 de Julho de 2008

Sem comentários: