quarta-feira, 16 de março de 2011

CASCAIS Regeneração urbana em bairros sociais

Ver edição completa
Câmara vai avançar com obras de requalificação nos bairros Marechal Carmona e Cruz Vermelha A Câmara de Cascais vai recuperar alguns bairros sociais e dar-lhes uma nova vida através da requalificação de imóveis, destruição de alguns lotes, novos espaços ajardinados e a criação de mecanismos de atracção empresarial. Os bairros Marechal Carmona e da Cruz Vermelha são alguns dos aglomerados habitacionais visados. No final do mês de Dezembro foi dado um importante passo para esse objectivo, a que a autarquia apelida de “programa de regeneração urbana”: A Câmara de Cascais celebrou um contrato-promessa com a Santa Casa de Misericórdia de Cascais, no qual o município se comprometeu a comprar 33,3% dos imóveis do sítio dos Murtais ou Cúcia, mais conhecido por Bairro Marechal Carmona, por dois milhões de euros, pagos numa escritura a celebrar dentro de cinco anos. Segundo a autarquia, “o conceito de regeneração urbana respeita a um conjunto de intervenções sócio-urbanísticas em áreas urbanas marcadas pela degradação do património edificado e do espaço público, pela insuficiência de equipamentos sociais elementares e por processos de exclusão social”. A revitalização urbana, considera o município, permite fazer face a “problemas que, de um modo geral, estão associados em matérias de falta de coesão ou integração social”. No caso do Bairro Marechal Carmona, o consenso entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, na prossecução da regeneração urbana, visa também desonerar a Santa Casa de mais encargos, como ficou assente na deliberação camarária aprovada por unanimidade em 23 de Novembro de 2010, que antecedeu o contrato promessa de compra e venda. “No contexto desta proposta, também não pode ser olvidada a precária situação financeira da Santa Casa de Misericórdia de Cascais, a qual não lhe permite, isoladamente, intervir no processo de regeneração urbana dos seus bairros”. O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, criou o pelouro horizontal da Regeneração Urbana e explicou ao JR que o que se visa “é usar e dar funções novas ao próprio desenho do concelho de Cascais”. Contudo, para os bairros Marechal Carmona e Cruz Vermelha, que serão alvo desse programa, o edil não quis adiantar os projectos da autarquia. “Há uma filosofia em que quisemos apostar. As pessoas estão fartas de promessas, por isso, primeiro vamos planear e depois anunciar; é a fazer que a gente se entende”, justificou-se. Sem apontar projectos, admite que está prevista a demolição de dois edifícios no Bairro da Cruz Vermelha e acentuou que “a regeneração urbana pode passar por novas funções ao bairro, novos usos, a implementação de redes inteligentes que os tornem mais atractivos para trazer valências que nos garantem competitividade”. “A função meramente habitacional pode passar a ter a função empresarial”, concluiu o edil.

1 comentário:

Victor Esteves disse...

CÂMARA DE CASCAIS VAI DE MAL A PIOR
Será que não chegam os imensos bairros sociais que a Câmara já detêm e mais aqueles que ainda continuam a construir?
Então quando todas as outras Câmaras do país estão a desfazer-se dos seus bairros sociais para não terem que suportar os elevados custos para manter uns quantos privilegiados que pagam três euros de renda, este iluminado vai comprar mais bairros sociais?
Pergunto se não seria mais benéfico ao Concelho, até para garantir a sustentabilidade de todos estes projectos sociais que já existem e que se tornaram moda em Cascais, por exemplo investir e aplicar estes mais de cinco milhões de euros, que é quanto vai custar a aquisição e remodelação destes bairros, em projectos e infra-estruturas de parques para atrair para o Concelho empresas tecnológicas e/ou industriais?
No mesmo jornal, também li que a manutenção do paredão custa anualmente ao município cerca de um milhão de euros!
Questiono-me; porque é que substituíram o antigo pavimento que não necessitava de manutenção?!!