quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cascais aposta na limpeza da Serra


Para prevenir incêndios, Protecção Civil Municipal promove intervenções nas manchas florestais

Com o Verão a bater à porta, as temperaturas a aquecerem e com vista a prevenir os riscos de incêndios florestais na Serra de Sintra, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Cascais fez um balanço do trabalho realizado de Outubro a Março, no âmbito do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural). O trabalho desenvolvido teve por base dois eixos fundamentais: Uma limpeza de faixas (100 metros) no perímetro dos aglomerados urbanos e em faixas de 10 metros junto a caminhos florestais, em cerca de 12 km. O Gabinete Técnico Florestal apresentou, assim, ao presidente da Câmara, Carlos Carreiras, e ao vereador da Protecção Civil, Pedro Mendonça, o trabalho que tem sido efectuado na Serra de Sintra para evitar qualquer catástrofe e reduzir o combustível vegetal. Uma actividade que nem sempre se dá por ela, mas que permite acentuar a preocupação em termos ambientais. Para Carlos Carreiras, a visita serviu “para fazer o reconhecimento de todos os profissionais que trabalham na Serra, quer do Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Protecção Civil, que inclui os Sapadores Florestais, a Agência Municipal Cascais Natura, quer o SPNA – Serviço de Protecção da Natureza da GNR, pelo trabalho que têm feito e é evidente”. “As coisas não acontecem não é por acaso, é porque há pessoas que estão a trabalhar”, disse o edil, que considera importante a recuperação da Serra “que é um património riquíssimo para Cascais. Não sendo uma competência nossa, é nossa a obrigação de salvaguardar os nossos munícipes”, salientou Carlos Carreiras, que convidou a população em geral a visitar a Serra: “Estes patrimónios são melhor salvaguardados se forem vividos e puderem ser fruídos por todos”. Sete sapadores florestais asseguram a limpeza da Serra de Sintra, numa intervenção dificultada por vastas áreas florestais degradadas e dominadas por espécies invasoras, como as acácias. “Os trabalhos mais pesados são adjudicados a empresas com equipamento que não temos”, explicou ao JR, o vereador da Protecção Civil. Pedro Mendonça sublinhou que “este trabalho é muito importante. Não se nota e muito pouca gente sabe o que temos feito na Serra”. De acordo com o Gabinete Técnico Florestal, “foram realizadas ao longo do ano, sobretudo fora das épocas de maior calor, acções de limpeza em torno dos aglomerados populacionais da Malveira Sul (cerca de 60 hectares, com um investimento de aproximadamente 52
mil euros), Malveira Norte (cerca de 51 ha e gastos 60 mil euros) e Pisão (cerca de 16 ha e 20 mil euros de investimento), num total de 128 hectares, representando um investimento municipal de 133 312,00 euros”. No primeiro trimestre de 2012, os Sapadores Florestais garantiram a manutenção e recuperação de 12 quilómetros de caminhos florestais. Em curso está uma intervenção ao longo de mais 10 quilómetros, para regularização de caminhos e criação de bermas.
Durante a época crítica, os Sapadores Florestais vão assegurar a vigilância e primeiras intervenções no terreno. No âmbito do PRODER, foi realizada a gestão de combustíveis florestais através de trabalhos de limpeza moto ou manual numa área de 47 de um total de 74 hectares, fruto de um investimento de 54 800 euros. A Câmara de Cascais tem ainda em curso uma candidatura com vista à execução da limpeza de mais parcelas de terreno no âmbito do PRODER 2012, para minimização de riscos num total de 98 hectares, junto da Pedra Amarela e da Barragem do Rio da Mula. Em Fevereiro, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a Protecção Civil Municipal de Cascais promoveu acções de fogo controlado em três parcelas localizadas na Malveira da Serra e na Encosta da Peninha (num total de 15 hectares), com vista a reduzir o combustível vegetal através de um método natural e eficaz de prevenção de incêndios.  

Francisco Lourenço

Sem comentários: